sexta-feira, 23 de julho de 2010

DESPERDÍCIO...

Enquanto vão para o lixo toneladas de alimentos, estima-se que 51 milhões de pessoas passam fome apenas na América Latina.
Após um lauto almôço de domingo em família, habitualmente perdem-se "restos" de alimentos, que poderiam ser bem reaproveitados, se nos conscientizássemos e mudássemos alguns de nossos hábitos alimentares.
Quantas vezes os produtores jogam fora excedentes, apenas para evitar que se reduza muito o valor comercial dos alimentos, caso cheguem aos mercados?Por que tal desperdício se o excedente poderia ser distribuído para entidades carentes?
Pesquisas realizadas na CEASA-RJ mostraram que, dentre vários produtos, 40% das bananas e morangos e 50% das couves e alfaces são perdidos na comercialização.
Estima-se que uma familia brasileira joga fora, em média, 500 g de comida diariamente e um hipermercado desperdiça 2 mil quilos por mês de alimentos bons para o consumo mas não para a venda.
No Brasil ocorre um desperdício de 26 milhões de toneladas de alimentos por ano, volume suficiente para alimentar 35 milhões de pessoas!!!
Por que não existem políticas públicas para o debate desse problema?Será que algum presidenciável incluiu esse tema em seu programa de governo ou o considera de somenos importância?

Nenhum comentário: