DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
Tem sido relatado que pode haver variações na estrutura cerebral chamada planum temporale, uma linguagem relacionada a áreas encontradas em ambos os hemisférios cerebrais.Nas pessoas com dislexia, as estruturas se encontram do mesmo tamanho, mas, em não-disléxicos o planum temporatle esquerdo se apresenta notadamente maior.
COMO SÃO DIAGNOSTICADAS AS CRIANÇAS COM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM?- Uma criança é suspeita de DA quando há dificuldade para adquirir certas habilidades, a despeitode ter uma inteligência normal. O diagnóstico atual do DA é feito usando-se testes que comparem o nível de habilidade da criança com DA com o daquelas consideradas normais para a mesma idade e inteligência.Cada tipo de distúrbio é diagnosticado de diferentes maneiras:
a)-Diagnóstico do Distúrbio da Fala e da Linguagem-Testes fonoaudiológicos da pronúncia,vocabulário e gramática, comparando-os com as habilidades vistas em crianças da mesma idade.Testes psicológicos para avaliar o nível de inteligência(QI).Checar infecções de ouvido.Fazer audiometria(avaliação do nível de audição).
b)-Se o problema envolve articulação-examinar cordas vocais e garganta.
c)-Em casos de distúrbios de habilidades acadêmicas-leitura,escrita,matemática- são usados Testes padronizados.Fazer testes para visão e leitura, para assegurar que a criança vê claramente as palavras e se ouve adequadamente.
COMO SÃO TRATADAS AS CRIANÇA COM COM DA?-É importante o diagnóstico precoce. A flexibilidade do cérebro para aprender novas habilidades é maior quanto mais jovem a criança e pode diminuir depois da puberdade.O mais importante é a intervenção precoce.Crianças com DA e seus familiares requerem ajuda em diversas frentes: educacional,médica,emocional e prática.Na maioria das vezes, as crianças com DA não diferem das demais.Elas requerem um programa educacional especial,quer em salas-de-aula diárias separadas , quer em classes especiais, por diversas horas por semana.Se os problemas são graves, essas crianças podem necessitar de escola especial para DA.Programas educacionais especiais começam com a identificação sistemática do que os estudantes podem ou não fazer. Através de diversas habilidades e sentido, as crianças são, por exemplo, incentivadas a aprender a soletrar e reconhecer palavras, o estudante pode ser questionado a respeito do que vê , diz ou escreve e soletra cada palavra nova.O estudante pode também escrever palavras repetidas vezes e utilizar os sentidos(tato,visão,audição,etc.).Para crianças com dificuldade de articulação-procurar o fonoaudiólogo.Métodos de ensino não padronizados, como o uso de computadores que falam, podem ajudar a ensinar as crianças com dificuldade de aprendizagem para processar palavras mais rapidamente.O computador inicia lentamente,pronunciando um som de cada vez.A velocidade é aumentada progressivamente de acordo com a evolução da criança.Medicações como o metylfenidato,dextroanfetaminas e pemolina, são avaliadas em crianças com distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade.Podem controlar sua impulsividade e comportamento hiperativo.São efetivos por 3 a 4hs.Os efeitos do DA podem não impedir que a criança se comunique socialmente de forma efetiva.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dr. Pedro V. Carrancho-Pediatra
CONSULTÓRIO: R. MESQUITA NETO,29- B.REPÚBLICA-VITÓRIA-29070-140-ES
E-MAIL: pedrocarrancho@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário