sexta-feira, 25 de março de 2011

CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


01.O que são dificuldades de aprendizagem?
R:São um grupo de distúrbios que afetam a habilidade da pessoa quer para interpretar o que vê ou ouve quer para interligar informação de diferentes partes do cérebro.Podem afetar a habilidade da pessoa para falar,ouvir,ler,escrever,soletrar,racio -
cinar,recordar, organizar informação ou para efetuar matemática.Estes distúrbios são vistos em pessoas que têm inteligência normal,mas, devido algumas diferenças nas conexões no cérebro, elas afetam diversas falas, articulações, coordenação e aspectos acadêmicos do desenvolvimento.

02.Quais são os vários tipos de dificuldades de aprendizagem?
R:São demonstradas de diversos modos, como dificuldades específicas com a linguagem falada e escrita,coordenação, auto-contrôle e atenção.
Elas são divididas em 3 categorias:
I.DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM:a) as pessoas têm dificuldades em produzir os sons da fala-Distúrbios do Desenvolvimento da Articulação-pelo qual elas podem ter dificuldade de controlar o ritmo da fala ou podem atrasar-se para emitir os sons da fala, por exemplo, “sweep” pode ser pronunciado como “thweep”,Estes distúrbios de articulação são comuns e são vistos em pelo menos 10% das crianças mais jovens menores de 8 anos.A maioria das crianças ,entretanto, livram-se de seus problemas ou são tratadas com sucesso pela terapia da fala(fonoaudiologia/foniatria).b) Algumas crianças podem ter problemas em expressar-se elas mesmas na fala-Distúrbios do Desenvolvimento Expressivo da Linguagem.Elas podem denominar os objetos com nomes errados ou são incapazes de responder a simples questões.c) Algumas pessoas podem ter dificuldades em entender certos aspectos da fala-Distúrbios do Desenvolvimento Receptivo da Linguagem.Elas podem não responder aos seus nomes ou são incapazes de seguir simples direções.Sua audição é normal, porém, elas não conseguem perceber o sentido de certos sons, palavras ou sentenças que elas ouvem a podem mesmo parecer desatentas.Estas pessoas podem além disso ter dificuldades em expressar-se elas próprias.
II.DISTÚRBIOS DE HABILIDADES ACADÊMICAS:estas crianças têm dificuldades em ler,escrever ou em aritmética.Estas são as mais comuns dificuldades de aprendizagem vistas.Elas consistem de:
a-DISLEXIA(Distúrbio do Desenvolvimento da Leitura)-a pessoa com dislexia tem dificuldades em quaisquer tarefas que envolvam leitura.Um significante número de pessoas com dislexia são incapazes de distinguir ou separar os sons na palavra falada,por exemplo, elas podem ser incapazes de identificar a palavra “cat” se você soletrar as letras individuais “c-a-t”.Elas podem além disso inverter as letras, palavras e números.Elas podem confundir a ordem das letras nas palavras ou podem não reconhecer palavras previamente aprendidas.Elas podem, além disso, soletrar uma palavra de diversos modos diferentes sem reconhecer a versão correta. Elas podem não ouvir diferenças finas nas palavras,i.e., escrever “tin” por “ten” e podem ainda fazer confusão entre direita e esquerda. Crianças mais velhas com dislexia podem ter dificuldades em lembrar o que sido lido recentemente, têm dificuldades em concentração enquanto lêem ou escrevem e podem, também, ter pobre soletração.
b-DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA-escrever envolve diversas áreas do cérebro(áreas envolvidas com vocabulário, gramática, movimentos das mãos e memória).Portanto, o distúrbio do desenvolvimento da escrita pode desenvolver-se em uma pessoa que tem problemas em qualquer destas áreas.
c-DISCALCULIA-Distúrbio do Desenvolvimento Aritmético- é uma dificuldade matemática em que a pessoa tem uma incapacidade regular em resolver problemas aritméticos e compreender conceitos matemáticos.
III.OUTROS DISTÚRBIOS:(incluem coordenação, dificuldades de habilidades motoras e outros distúrbios específicos do desenvolvimento).Aqui a pessoa pode ter dificuldade em fazer ações coordenadas, dificuldades em formar letras ou escrever dentro de um espaço definido(disgrafia).Algumas crianças com distúrbios de aprendizagem(cerca de 20%) ,têm dificuldades em focar sua atenção.Algumas crianças e adultos podem ter distúrbio de atenção, onde elas sonham excessivamente durante o dia e tendem a ser facilmente distraídas.Outras crianças(especialmente meninos) com distúrbio do déficit de atenção podem ter hiperatividade.Elas agem impulsivamente, são inquietas, e sempre perdem objetos.Estas crianças hiperativas não conseguem permanecer sentadas, não conseguem esperar por seu turno e interrompem na sala de aula.Entretanto, na adolescência, esta hiperatividade física usualmente em repouso e atividade.

03.Como são identificadas as crianças com distúrbios de aprendizagem?
R:Os pais são usualmente os primeiros a informar atrasos da criança no alcance dos marcos precoces do desenvolvimento, mas, o pediatra pode observar mais sinais sutis de danos neurológicos mínimos.Entretanto, o professor da classe pode, de fato, ser o primeiro a observar dificuldades persistentes em leitura, escrita e aritmética.
Há alguns sinais de alerta, que podem detectar crianças com dificuldades de aprendizagem mais cedo.
SINAIS DE ALARME EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES:
-Fala mais tardia do que a maioria das crianças.
-Tem dificuldade em pronunciar e achar a palavra certa.
-Tem dificuldade no ritmo das palavras.
-Tem dificuldades em aprender números, alfabeto,dias da semana,cores,formas geométricas,etc.
-Distrai-se facilmente e é extremamente inquieto.
-Tem dificuldades em interagir com seus pares.
SINAIS DE ALARME EM CRIANÇAS ESCOLARES:
-Soletração com erros.
-Inversão na sequência das letras.
-Confunde sinais aritméticos(+,-,x, / ,: ,=)
-Lento em relembrar fatos e aprender novas habilidades.
-Tem instabilidade em segurar o lápis.
-Tem dificuldades em aprender a respeito do tempo(horas)
-Tem pobre coordenação e é propenso a acidentes.
-Evita ler alto.
-Tem dificulades em escritura manual.
-Tem dificuldades em fazer amigos.
-Tem dificuldades com palavras.
SINAIS DE ALERTA EM ADOLESCENTES E ADULTOS:
-Continua a soletrar incorretamente.
-Evita ler e escrever tarefas.
-Tem fraca habilidade de memória.
-Tem dificuldade em ajustar-se a novas situações.
-Trabalha com lentidão.
-Lê mal informações.
-Tanto presta muito pouca atenção a detalhes como focaliza-os muito pouco.

Tem sido relatado que pode haver variações na estrutrura do cérebro denominada “planum temporale”, uma área relacionada à linguagem, encontrada em ambos os hemisférios cerebrais.Nas pessoas com dislexia, as estruturas se encontram do mesmo tamanho, entretanto, em não-disléxicos o “planum temporale” esquerdo se apresenta notadamente maior.

04.Como são diagnosticadas as crianças com distúrbios de aprendizagem?
R:Uma criança é suspeita de DA(Distúrbio de Aprendizagem) quando há dificuldades em adquirir certas habilidades, a despeito de haver uma inteligência normal.O diagnóstico atual da DA é feito usando-se teste que comparam o nível de habilidade da criança com DA com o daquelas consideradas normais para a mesma idade e inteligência.Cada tipo de distúrbio é diagnosticado de diferentes maneiras.
a)-DIAGNÓSTICO DOS DISTÚRBIOS DA FALA E DA LINGUAGEM-Testes fonoaudiológicos da pronúncia,vocabulário e gramática, comparando-os com as habilidades vistas em crianças da mesma idade.Testes psicológicos para avaliar o nível de inteligência(QI).Checar infecções de ouvido.Fazer audiometria(avaliação do nível de audição).
b)-DIAGNÓSTICO DOS DISTÚRBIOS DA ARTICULAÇÃO- Examinar cordas vocais e garganta.
c)-DIAGONOSTICO DOS DISTÚRBIOS DE HABILIDADES ACADÊMCAS-LEITURA,ESCRITA E MATEMÁTICA:-São usados testes padronizados.Fazer testes para visão e leitura, para assegurar que a criança enxerga claramente as palavras e se ouve adquadamente.
05.Como são tratadas as crianças com DA?
R:É extremamente importante o diagnóstico precoce.A flexibilidade do cérebro para aprender novas habilidades é maior quanto mais jovem for a criança e pode diminuir alguma coisa depois da puberdade.Assim,o mais importante é a intervenção precoce(todavia, a habilidade em aprender permanece por toda vida).Crianças com DA e seus familiares requerem ajuda em diversas frentes: educacional, médica, emocional e prática.Na maioria das vezes, as crianças com DA não diferem das demais.Elas requerem um programa educacional especial, quer em salas-de-aula diárias separadas, quer em classes especiais, por diversas horas na semana.Se os problemas são graves, essas crianças podem necessitar de escola especial para DA.Programas educacionais especiais começam com a identificação sistemática do que os estudantes podem ou não fazer.Através do uso de diversas habilidades e sentidos, são ensinadas as atividades às crianças, como,por exemplo, aprender a soletrar e reconhecer palavras,um estudante pode ser questinado a ver,dizer,escrever e soletrar cada nova palavra.O estudante pode, além disso, escrever as palavras na areia que emprega o sentido do tato(as crianças retêm mais comumente uma habilidade se mais sentido forem usados:tato,visão,audição,etc). Para uma criança com dificuldade de articulação, ela pode observar o fonoterapeuta emitindo o som, sentir a vibração na garganta do fonoterapeuta, e então praticar fazendo os sons diante do espelho.Métodos de ensino não-padronizados, usando computadores que falam, podem ajudar as crianças com dificuldade de linguagem para processar palavras faladas mais rapidamente.O computador inicia lentamente , pronunciando um som de cada vez.Assim que a criança obtiver melhor reconhecimento dos sons e ouvi-las como palavras, os sons serão gradualmente falados até uma cadência de fala normal. Medicações como metylfenidato, dextroanfetamina e pemolina são avaliáveis, as quais são usadas em crianças com déficit de atenção.Elas ajudam a criança a controlar sua impulsividade e outros comportamentos hiperativos.Essas drogas são efetivas por 3-4hs e a criança toma-as pelo perído que as drogas sejam ativas no pico das horas de aula.Os efeitos da DA podem não impedir a criança de efetivamente se comunicar socialmente.Crianças com DA podem ter uma baixa auto-estima e considerarem-se elas próprias :” atrasadas, lentas ou diferentes das outras crianças”.O aconselhamento pode ser muito útil às pessoas com DA e a seus familiares.O aconselhamento pode ajudar as crianças afetadas, adolescentes e adultos a desenvolverem maior auto-contrôle e atitudes mais positivas em direção de suas habilidades.Os membros da família podem,além disso, exteriorizar seus sentimentos de modo a obter suporte e ressegurança.Quando as crianças têm DA , os pais podem necessitar de um trabalhos mais árduo para desenvolver a auto-estima de suas crianças e as habilidades para construir os relacionamentos por elas mesmas e os bons relacionamentos são úteis para o desenvolvimento de quaisquer habilidades acadêmicas.

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Dr. Pedro Vieira Carrancho-Pediatra
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