sexta-feira, 25 de março de 2011

DISTÚRBIO DE CONVERSÃO

DISTÚRBIO DE CONVERSÃO(HISTERIA)


01.O que é distúrbio de conversão(histgeria)?
R:É um distúrbio pelo qual a pessoa expressa um tumulto emocional através de sintomas corporais(somatização);É agora chamado por FATORES PSICOLÓGICOS SIMULANDO CONDIÇÕES MÉDICAS.O termo histeria não é mais usado.

02.Como se apresenta um paciente com histeria?
R:O distúrbio de conversão pode se apresentar como comprometimento de um órgão de sentidos especiais, i.e., surdez histérica, cegueira histérica.Pode também afetar o sistema nervoso voluntário e o paciente pode apresentar hiperventilação, convulsões,parestesias,etc.

03.Um paciente se apresenta subitamente com incapacidade para caminhar.Como saber se o paciente atualmente tem o problema?
R: Há 2 modos de diagnosticar o distúrbio de conversão:
a.Diagnóstico positivo-pelo qual a relação temporal entre o estresse psicológico e o início dos sintomas é estabelecido.Os aspectos associados são aqueles de ganho obtidos.O paciente tem sintomas dramáticos sem sinais físicos associados.
b.Diagnóstico negativo- O paciente tem múltiplos sintomas onde a incapacidade está fora de proporção para qualquer distúrbio obtido.O distúrbio de conversão é diagnosticado como ausência de qualquer causa física.

Os distúrbios de conversão são mais comuns em mulheres.Eles são muitas vezes vistos em famílias com relacionamentos instáveis.Os pacientes podem além disso ter sintomas comuns associados como:
-múltiplas hospitalizações para sintomas sem sinais.
-disposição para se submeterem a investigações dolorosas.
-em mulheres, podem estar associados com problemas menstruais.
Durante a história obtida, você pode conseguir um sentimento exacerbado como se o paciente estivesse usufruindo os sintomas

04.Como ocorrem os distúrbios de conversão?
R:Há 2 tipos de distúrbios de conversão:
a.Distúrbios de conversão em que o tumulto emocional é expressado inconscientemente como sintoma corporal(somático)
b.Estados dissociativos:
-fuga
-amnésia
-distúrbio de personalidade dupla- por exemplo: personalidade Jekil&Hyde

05.Como eu saberei se a criança tem um distúrbio de conversão ou se está simulando seus sintomas?
R:Simulação de sintomas não é distúrbio de conversão.Histeria é uma doença psiquiátrica verdadeira.As pessoas não o fazem voluntariamente.Quando a pessoa está simulando um sintoma conscientemente , isto e denominado fingimento de doença.

06.Quão comum é a histeria?
R: Não é comum em crianças.É comum em mulheres, adolescentes e adultos jovens.
07.Como os pais devem lidar com tal problema em sua criança?
R: O modo apropriado de lidar com tal criança é ser persuasivo e firme.Não paparicar a criança.Não deixe a criança ganhar qualquer empatia e simpatia.A criança deve aprender que ele ou ela não vai obter qualquer vantagem estando doente.

08.Qual é o tratamento de histeria?
R: A histeria é de 2 tipos:
.Primária-devida a uma desordem substancial da personalidade.É difícil tratar.
Secundária-devida a depressão, ansiedade.Tratada por eliminação da causa.Ansiolíticos e antidepressivos podem ajudar nestes pacientes.

09.Poderia fazer o paciente cheirar cebolas ou meias para abortar o ataque?
R: Não.

10.A histeria é mais comum em meninas?Se sim, por que?
R:Sim.Provavelmente dependo do modo como as crianças são educadas.Numa sociedade dominado por homens, as meninas são sempre treinadas para inibir seus modos sociais e o único modo para elas é obter as coisas pela simpatia.

11.Quais são a longo termo as conseqüências da histeria?
R: Um criança com histeria tem que aprender muito.Distúrbios de conversão podem levar a distúrbios a longo prazo como comportamento crônico de má-adptação.Quando adultos, esses indivíduos podem ser namoradores, vivazes mas frígidos.Eles podem conseguir um monte de conflitos com as pessoas.Eles desejam sempre atenção ao adoecer e podem ainda ser uma espécie de exibicionista.Eles costumam ter essencialmente dificuldades interpessoais, não seriam capazes de aderir a um simples trabalho/emprego.Em casos extremos, eles podem até desenvolver esquizofrenia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Dr. Pedro V. Carrancho-Pediatra
CONSULTÓRIO: R. MESQUITA NETO,29 - B. REPÚBLICA-VITÓRIA-29070-140-ES
E-MAIL: pedrocarrancho@gmail.com

Nenhum comentário: