sexta-feira, 25 de março de 2011

CRIANÇAS....

Já diziam meus avós que "é melhor prevenir do que remediar".Por isso, quando a criança alcança os 6 meses de idade, é o momento apropriado para se discutir com os pais como guardar substâncias potencialmente perigosas no lar.
Esta orientação antecipatória se faz necessária,uma vez que a partir dos 9 meses a 1 ano de idade a criança já estará engatinhando ou andando e poderá,assim, abrir gavetas, portas de armários,etc...
As substâncias ,potencialmente prejudiciais, devem ser guardadas em recipientes adequados e específicos e não em recipientes familiares,tais como aqueles usados para guardar o leite,sucos,doces,etc., isto porque se a criança encontrar uma substância química, acondicionada nesses utensílios ,poderá supor que ali existe algo familiar,gostoso, e a ingerirá.
Materiais perigosos(tóxicos,venenos,etc.) devem ser guardados,de preferência com chave, fora do alcance da criança e devem ser mantidos nos seus recipientes originais,identificados com clareza.
Parece óbvio tudo isso.Mas,infelizmente, não é o que acontece rotineiramente e,com frequência, crianças dão entrada nos prontos socorros por descuido dos pais.

Nenhum comentário: