sexta-feira, 25 de março de 2011

FALTAM PEDIATRAS PELA BAIXA REMUNERAÇÃO

No dia 23/6/09, em A Tribuna, foi publicado, na página 7, que o Hospital Infantil de Vila Velha estava se recusando a atender as crianças por falta de pediatras e a assessoria do hospital informou que isso "se devia a uma carência no quadro geral da saúde no Brasil".É uma realidade que, em breve, se tornará rotineira,nos serviços públicos, se nossos governantes não adotarem providências urgentes.
Há 10 anos, de todos os médicos existentes no país, 13,5% eram pediatras e na década de 80 cerca de 25% dos estudantes de medicina optaram por esta especialidade; atualmente, entretanto, somente 7% fazem esta escolha, por uma série de fatores.
Em que pese os pediatras serem considerados essenciais aos sitemas de saúde, nos serviços públicos, equivocada e absurdamente, ao invés de integrá-los às equipes do PSF(Programa de Saúde da Família), estão tentando substituí-los por médicos generalistas, recém-formados, atraídos por melhores salários, que se julgam aptos a atenderem desde o recém-nascido até as gestantes e idosos! Um absurdo! Um retrocesso!
No setor privado(convênios,credenciamentos,cooperativas,etc...) o valor da consulta é aviltante, o retorno financeiro é mínimo e cerca de 30% dos atendimentos pediátricos, nos consultórios, são reconsultas não-remuneradas.Já no SUS, o valor da consulta é menor do que aquêle pago a um flanelinha para lavar o seu carro!!!
A pediatria perdeu, há muito, seu caráter liberal e, hoje, os honorários profissionais são definidos por empresas intermediárias de serviços médicos.
A dignidade da especialidade precisa ser resgatada, com o pagamento de uma remuneração adequada,justa, na proporção de sua importância para os serviços de saúde, caso contrário se tornará uma especialidade em extinção, substituída por médicos do PSF, que ganham quatro vezes mais, para realizarem a mesma tarefa,sem, no entanto, ter a mesma qualidade, competência e resolutividade das dos pediatras.

Nenhum comentário: