sexta-feira, 25 de março de 2011

PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS....

PROBLEMAS COMUNS DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇAS


I.CASO:
Uma menina de 5 anos, Sue, foi trazida ao consultório pediátrico com queixa principal de crises de raiva temperamentais.Sua mãe está frustrada e se queixa de que Sue chuta e grita, quando as coisas não são feitas a seu modo.Ela, algumas vezes, pragueja e destrói coisas durante seus surto de raiva.Há 2 dias atrás, ela bateu nos em torno dos seus braços quando estava fora de controle e sofreu arranhões no antebraço, que sangrou.Sua mãe tem tentado gritar com Sue, batendo em suas nádegas(palmadas) e humilhando-a em público.Nenhuma destas técnicas pareceu funcionar.De fato, sua mãe diz que quanto mais duramente ela age com Sue, pior resultado ela consegue.Este problema está causando dificuldade, especialmente, entre os pais de Sue, à medida que eles não combinam o modo de manejar estes comportamentos.A mãe de Sue sene que eles deveriam tomar uma atitude imediatamente, confrontando Sue, dizendo-lhe que o que ela faz é inaceitável.O pai de Sue preferiria bater nela diversas vezes nas nádegas(palmadas), fazer-lhe uma preleção e depois mandá-la para o quarto por 1 hora ou mais.Eles, claramente, se desentendem quanto ao modo de disciplinar Sue e Sue parece bem consciente da diferença de estilo dos pais.

II.EXAME:
Sinais vitais normais.Altura,peso e PC estão no percentil 50.Sue é bem desenvolvida, é uma pequena garota atraente, bem nutrida, sem nenhum estresse agudo.Ela parece calma com sua mãe e pai; senta-se na cadeira próxima à mãe, observa,timidamente, o examinador.Nenhuma anormalidade é verificada ao exame físico geral, pescoço, coração, pulmões, abdômen e costas.Há uma cicatriz em seu antebraço direito.Há múltiplas escoriações em ambas superfícies tibiais anteriores, em diferentes estágios de cicatrização, com deslocamento motor normal, nenhuma deformidade, resistência 5/5, exame neurológico normal.
Seguindo-se a essa avaliação inicial para os surtos de raiva, a mãe e o pai retornaram semanalmente, pelas próximas oito semanas.Ele recebem 20 minutos de instrução de cada vez, para os problemas de comportamento, sobre métodos efetivos de disciplina e manejo da criança.Seus pais,também, conservam uma cartilha com exemplos específicos,para quando Sue ficar fora de controle e como eles devem manejá-la.As crises de raiva se tornaram cada vez menos freqüentes a cada dia e seus pais ficaram mais relaxados e começaram a se divertir com Sue novamente.Ao final de oito semanas, as crises de raiva diminuíram em numero de vezes por dia, até 1 a 2 vezes por semana.Os pais ficaram satisfeitos com resultados e foram encorajados a retornar futuramente,caso eles necessitem discutir o comportamento de Sue outra vez.
Algumas crianças parecem atravessar a infância sem muitos problemas na totalidade, já outras parecem ter uma quantidade incomum de dificuldades.Os pais ficam muitas vezes espantados, porque sua crianças não se comportam ou prestam atenção, enquanto as crianças de seus amigos parecem ser uns perfeitos anjos.Alguns dos mais comuns problemas de comportamento em crianças incluem: surtos de raiva, não seguimento de regras, choramingar, luta com irmãos ou outras crianças, quebra de regras e retrocessos.Por sorte, há esperança de se negociar com problemas de disciplina todo dia, usando métodos que são efetivos e fáceis de aprender.
Os pais têm capacidade de modelar o comportamento de suas crianças, igualmente, tanto para os bons como para os maus resultados.Todos os comportamentos são moldados por recompensas que lhes são dadas.Um esquecimento comum , que os pais costumam cometer, é, acidentalmente, recompensar os maus comportamentos da criança.Jack, um menino de 4 anos, consegue comer sorvetes antes do jantar.Ele fica choramingando e pedindo sorvete e, então, sua mãe lhe dá o suficiente para que ela consiga terminar de fazer o jantar.Por azar, recompensar um mau comportamento, muitas vezes, o fortalece.Por outro lado, o comportamento que não é recompensado, muitas vezes, em lugar disso, será enfraquecido e diminui.
Falando de desenvolvimento, espera-se que crianças jovens tenham um período de difícil controle de suas emoções, particularmente, quando cansadas, com fome ou estressadas.Crianças de 1 a 3 anos e pré-escolares, muitas vezes, não dispõem de auto-contrôle necessário para expressar raiva ou outras emoções desagradáveis,pacificamente.Quando isto acontece, é importante que o cuidador da criança seja capaz de lhe dar o suporte para lidar com essas dificuldades e sentimentos desconfortáveis.As crianças aprendem muito através do exemplo de comportamento dos pais e esta é a principal razão para os pais terem mais controle quando seus filhos se descontrolam.Se o pai ou a mãe ligar-se à criança num estado emocional instável, a situação se agravará, porque a criança se sentirá menos segura e mais descontrolada.
Felizmente para os pais, a maioria das crianças quer agradar a seus pais.Eles podem usar isso como vantagem, no momento de decidirem com vão disciplinar a criança.Quando os pais mostram satisfação pelo comportamento que é bom, a criança ficará positivamente reforçada para adotar este comportamento. Por outro lado, se os pais mostram desaprovação ao comportamento, a criança estará menos propensa a repeti-lo, devido ao princípio de querer agradar aos seus pais.
A disciplina é o sistema pelo qual os pais guiam e ensinam as suas crianças.Esta palavra é, muitas vezes, confundida com o termo punição.O propósito da disciplina é ensinar às crianças as diferenças entre o certo e o errado, tolerar a falta de gratificação, incorporar o sentido de limites e do comportamento adequado.Ensinar disciplina implica numa missão de transformação dos pais e cuidadores e não é uma coisa aprendida de uma noite para outra.Leva muito tempo para que a maioria das crianças sejam capazes de aquilatar o auto-contrôle. À medida que crescem e amadurecem, elas passam a fazer as coisas que devem ser aprendidas. O método de disciplina deve evoluir de acordo com a criança.Os cuidados necessitam de flexibilidade por causa das alterações na criança e no seu ambiente, à medida que elas se desenvolvem.

FAZER NÃO FAZER- TRES BOAS REGRAS DE CRIAÇÃO DA CRIANÇA,PARA TER EM MENTE:

1)-Recompensar o bom comportamento, fazê-lo imediatamente e por muitas vezes. O bom comportamento da criança será reforçado e, portanto, fortalecido, quando elas receberem uma recompensa do cuidador.Recompensas sociais sã mais efetivas e incluem: um sorriso, um abraço, um beijo, palavras ou elogios, contato de olhar e atenção.Outras recompensas incluem: atividades,, tais como: ir ao parque, ajudar a fazer bolos ou materiais como sorvete, dinheiro ou CDs.As recompensas sociais são mais profícuas, mais fáceis e menos onerosas.Os outros tipos de recompensas deveriam ser usadas menos frequentemente.É importante para os pais que eles sejam a mais importante recompensa para os filhos.É muito importante conservar na mente que, especialmente, para as crianças mais novas a recompensa seja imediata ao comportamento.
2)-Evitar, acidentalmente, recompensar o mau comportamento.Isto fortalecerá o mau comportamento e é muito fácil trapacear para os pais caírem na armadilha.Um exemplo é quando a criança choraminga para obter atenção dos pais.Se os pais dão atenção à criança enquanto ela está chorando,mesmo que essa atenção seja para gritar com a criança, ela atuará como recompensa ao mau comportamento de choramingar. Os pais são muito propensos a cometer esse engano, especialmente quando preocupados com outra atividade, tal como fazer o jantar, falar ao telefone ou ter um longo dia.
3)-Punir alguns maus comportamentos pelo uso de castigos leves.Exemplos: tempo de espera, reprimenda, conseqüências naturais e lógicas.O tempo em espera é uma forma muito efetiva de castigo leve.Literalmente, significa suspender , por um determinado tempo, tudo aquilo que agrada a criança, por exemplo, recompensas,atenção dos pais, reforços,brinquedos, música e outras atividades interessantes . O objetivo imediato é parar o problema comportamental o mais rápido possível e o objetivo a longo prazo é ajudar a criança a aprender a auto-disciplina.A boa coisa a respeito da espera de tempo é que não faz mal emocionalmente à criança e modela a calma e o bom comportamento da parte dos pais. A espera do tempo atua melhor com crianças de 2 a 12 anos de idade.O método deve ser considerado com certos tipos de comportamentos, incluindo comportamento impulsivo ,agressivo , hostil e emocional.A espera do tempo não atua em crianças que iniciam um comportamento, mas, é muito efetivo para os maus comportamentos.
A espera-do-tempo pode ser usada , inicialmente, com um ou dois comportamentos-alvo e, uma vez que os pais e as crianças consigam usar a técnica, ela poderá ser expandida para mais problemas de comportamento.O início da espera do tempo deve ocorrer depois que o cuidador concordar com essa forma de castigo leve.Ele deve ser explanado para a criança antes que seja, inicialmente, usado, de forma que a criança entenda o que esperar na primeira vez que for usado.A criança deve ser imediatamente colocada num local predeterminado desinteressante(canto da parede) e seguro, empregando até 10 palavras, após ter ocorrido o comportamento-alvo.A criança deve ser colocada na espera de tempo por 1 minuto para cada ano de vida, por exemplo, com 5 anos de idade, ficará de castigo por 5 minutos, até 10 minutos no máximo.Um pequeno contador de tempo portátil deverá ser sempre usado para lembrar o tempo que a criança ficará de castigo.Assim que a campainha tocar, a criança será questionada a respeito do porquê ficou de castigo.Assim que ela der a resposta, os pais encerram o assunto e vão fazer suas atividades diárias usuais.O tempo em espera não é usado para a criança ser humilhada ou sentir-se mal.
A reprimenda é uma forma de punição leve, usada pelos pais.Quando reprimir uma criança por mau comportamento, é importante movê-la para um lugar reservado, mantendo um bom contato de olhar, sendo severo e expressando seus sentimentos para o comportamento e não para a criança, enquanto nomeia o comportamento indesejável.É importante ser breve e calmo , mostrando a desaprovação para o comportamento e não para a criança. Um outro tipo de punição leve é das conseqüências naturais.Este é um evento que ocorrerá naturalmente depois que a criança fizer um mau comportamento.Alguns exemplos incluem: não usar um uniforme adequado para a escola, e conseguir ser enviado a secretaria, ou ser descuidado ao não embrulhar um lanche, mostrar-se faminto na hora do recreio.As conseqüências lógicas ocorrem para comportamentos que não trazem conseqüências naturais.Alguns exemplos, incluem: não comer tudo durante o jantar e, então, não ter qualquer tipo de sobremesa, guiar bicicleta na rua e ter a bicicleta retirada por 3 dias.
Há diversas maneiras com as quais os pais podem ,acidentalmente, aumentar os maus comportamentos ou diminuir os bons. Ficando os pais alertas a respeito desses enganos, fica mais fácil evitá-los e promover um comportamento paterno mais saudável.Estes erros incluem: falha em recompensar bons comportamentos, punir, acidentalmente, os bons comportamentos, recompensar, acidentalmente, os maus comportamentos e falhar em punir os maus comportamentos.Os pais podem falhar em não recompensar os bons comportamentos e não elogiar ou reconhecer que a criança limpou seu quarto ou trouxe para casa um ótimo boletim. Os pais , acidentalmente, punem bons comportamentos por não estarem satisfeitos com um trabalho bem feito e comentando que eles poderiam fazer mais e melhor.Alguns pais, acidentalmente, recompensam maus comportamentos, atendendo a criança que choraminga e faz solicitações insensatas.Finalmente, os pais podem falhar em punir o mau comportamento, ignorando-o e dizendo alguma coisa,tal como “ oh, meninos são meninos”.
Problemas comportamentais comuns são mudanças que todas as crianças enfrentam.Algumas têm mais dificuldades que outras em conduzir esta crianças.Os pais, muitas vezes, vêm o pediatra com questões a cerca de problemas de comportamento.É importante escutá-los, levá-los a sério e oferecer sugestões para que alguns desses problemas sejam remediados.É essencial elogiar os pais para as coisas que eles estiverem fazendo corretamente e, gentilmente, tentar moldar algumas coisas de menos importância que eles estejam fazendo de modo positivo.A maioria das crianças mostrará ótimo progresso se as estratégias deste capítulo forem seguidas.Par aqueles problemas mais graves, estas estratégias poderão não ser suficientes, nessas situações o pediatra poderá referenciar ao psiquiatra, psicólogo ou outro profissional experiente em comportamentos.


QUESTÕES

1.Qual das afirmativas a respeito de resolução de problemas comportamentais é FALSA:
..........a.Criança entre 1 a 3 anos e pré-escolares , muitas vezes, não têm o necessário auto-contrôle para expressar ,pacificamente, raiva ou outras emoções desagradáveis.
..........b.As crianças aprendem muito através dos modelos comportamentais dos pais.
..........c.A maioria das crianças deseja agradar os pais.
......... d.Disciplina é análoga a punição.(+)
..........e.Leva muitos anos para a maioria das crianças serem capazes de conseguir auto-contrôle.

2.Qual é a afirmativa VERDADEIRA a respeito da espera-do-tempo?
..........a.Uma boa espera-do-tempo é quando os pais elogiam a criança fora do grupo de brincadeira da criança.
..........b.Um lugar aterrador para estabelecer a espera-de-tempo é o quarto da criança.
......... c.Este método deveria ser considerado com certos tipos de comportamentos incluindo comportamentos impulsivo, agressivo, hostil e emocional.(+)
..........d.A espera-de-tempo atua para fazer a criança iniciar um comportamento.
..........e.Uma boa regra para folhear é usar 5 minutos de espera de tempo por ano de idade( Por exemplo: 25 minutos para 5 anos de idade).

3.Qual dos seguintes tem como exemplo, não comer tudo do seu jantar e não ter qualquer sobremesa?
..........a.Espera-de-tempo
..........b.Disparo(gatilho)
..........c.Reprimenda
..........d.Consequências naturais
..........e.Consequências lógicas.(+)

4.Qual dos seguintes é um erro no comportamento dos pais quanto a disciplina da criança?
..........a.Falhar em recompensar um bom comportamento.
..........b.Acidentalmente, punir um bom comportamento
..........c.Acidentalmente, recompensar um mau comportamento
..........d.Falhar em punir um mau comportamento
..........e.Todos são erros a serem evitados.(+)

5.Como os pais de Sue(caso exemplo) poderiam ter melhor manejado cada erro que eles fizeram?
R: Os pais de Sue poderiam ter usado a espera-de-tempo para manejar seus maus comportamentos.Uma vez que Sue tem 5 anos, ela deveria ter sido colocada em espera-de-tempo por 5 minutos( 1 minuto por cada ano de idade).Espancamento é escolhido como método de punição por alguns pais e se este é o caso, somente seria por uma vez com palmadas a não tentar causar excesso de dor ou injúria.Os pais devem discutir seus estilos com portas fechadas e mostrar unidade em frente às suas crianças.

6.Nomeie 3 importantes regras de criação de criança.
R:Recompensar bom comportamento, fazendo-o rapidamente e muitas vezes.Evitar,acidentalmente, recompensar maus comportamentos.Punir alguns maus comportamentos pelo uso de castigo leve.

7.Como os pais usam com sucesso a espera-de-tempo?Nomeie todos os tópicos importantes..
R: A espera-de-tempo pode ser usada inicialmente com um ou dois comportamentos-alvo e a partir do momento em que os pais e a criança consigam usar a técnica,ela pode ser expandida para mais problemas de comportamento.A utilização da espera-de-tempo deve ser iniciada assim que os cuidadores concordem com esta forma de punição leve.
Ela deve, então, ser explanada para a criança antes que ela seja inicialmente usada para que a criança possa entender o que esperar na primeira espera-de-tempo usada.A criança deve ser colocada imediatamente num local desinteressante e seguro pré-determinado, empregando-se ate 10 palavras em menos de 10 segundos de tempo ocorrido do comportamento-alvo.A criança deve ser colocada em espera-de-tempo por 1 minuto para cada ano de idade(exemplo: 5 anos, 5 minutos) até o máximo de 10 minutos.Um pequeno despertador portátil deverá sempre seu usado para lembrar a criança quanto tempo resta para terminar o castigo.Assim que a campainha tocar, a criança será indagada sobre o porquê de ela ter ficado na espera-de-tempo como castigo.Assim que ela responder, os pais encerram o assunto e vão fazer suas atividades diárias de rotina.O tempo-de-espera não deve ser usado para fazer a criança sentir-se mal ou ser humilhada.

8,Qual é o papel do pediatra na ajuda dos pais com problemas comportamentais comuns?
R:Os pediatras devem ser consultados para oferecer conselhos sobre visitas de rotina de seus pacientes.Quando o pediatra observa maus comportamentos em seu consultório, eles devem observar como os pais manejam as crianças e oferecer ajuda sem julgamentos se eles notarem erros.Os pediatras podem alem disso fornecer sugestões para efetividade dos pais quando a criança é muito nova e ser particularmente sensível para as necessidades de primeira vez dos pais que podem não saber o modo correto de disciplina.Um bom modo de encontrar como um pai está de acordo com a disciplina, é perguntar-lhes como eles foram disciplinados quando crianças e os pediatras podem ajustar sua ajuda em conformidade.É muito importante permanecer sem julgamento e calmo quando você descreve estas técnicas, já que você não quer acrescentar um estresse adicional ao pais , que já estão tendo um monte de tarefas difíceis para soerguer a criança.Ter compaixão,dar atenção e ajudar gentilmente.
9.Quando deve o pediatra referir o paciente para uma avaliação especializada do distúrbios de comportamento?
R:O pediatra deveria referir os pais para verem um especialista como um psiquiatra infantil ou psicólogo se os problemas parecerem mais severos do que ele possa manejá-los.Alguns destes comportamentos incluem agressão extrema e violência ou se a criança está engajando em comportamentos perigosos.Se a criança está ameaçando lesar-se a si própria ou suicídio ou outras atitudes, necessita ser levada muito seriamente.O pediatra necessitará taxar clinicamente a situação e decidir se uma visita ao pronto-socorro é garantida.Ameaças de auto-agressão ou de outros devem ser sempre consideradas como emergência potencial.



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DR. PEDRO V. CARRANCHO - PEDIATRIA
CONSULTÓRIO: R. MESQUITA NETO,29 - B. REPÚBLICA - VITÓRIA -ES - 29070-140
E-MAIL: pedrocarrancho@gmail.com

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