domingo, 26 de julho de 2009

15.TABAGISMO

Dentre os mais importantes problemas de saúde pública mundial destaca-se, sem dúvida, o tabagismo, que se constitui, na atualidade, "um dos maiores desafios com que se defronta a medicina preventiva"(OMS).
Infelizmente, constata-se que, nos paises em desenvolvimento, o hábito de fumar vem aumentando em 2,1% ao ano, ao passo que nos países industrializados o consumo vem diminuindo em 1,1%.
Nossas autoridades ainda não se deram conta de que os benefícios econômicos decorrentes das arrecadações de impostos sobre os cigarros e dos lucros na sua exportação, são ilusórios, visto que os males advindo do consumo são muito mais elevados.
É importante nos conscientizarmos que o comportamento dos pais e dos irmãos fumantes exerce ,sobre as demais crianças do lar, forte influência na iniciação do hábito. E quanto mais jovem se começa a fumar mais provável será a dependência, assim como quanto mais cigarros forem consumidos mais difícil será deixar de fumar.
Em decorrência da propaganda maciça pelos meios de comunicação, o número de adolescentes fumantes vem aumentando assustadoramente e o hábito, que, praticamente, se restringia aos homens, já se estende a um grande número de mulheres.
O tabaco não prejudica só aqueles que o consomem ativamente, mas também aos que se tornam, involuntariamente, fumantes passivos.As crianças que coabitam com fumantes tendem a ter grande ocorrência de problemas respiratórios. E os recém-nascidos de mães que fumam estão sujeitos a danos irreparáveis.
Além de tudo isso, sabe-se, também, que a poluição do cigarro é uma das mais nocivas, pois a quantidade de monóxido de carbono inalada, quando se fuma, equivale a pôr a boca no cano de descarga de um automóvel!!!

Nenhum comentário: