sábado, 25 de julho de 2009

HONORÁRIOS MÉDICOS,DEVEM SER COBRADOS DE OUTRO COLEGA?

Na seção Cartas dos Leitores,às páginas 215-216,do J. de Pediatria, vol.56(4)-1984, o colega E. Christian Gauderer expõe os motivos pelos quais, na sua opinião, o médico deve cobrar consultas de outro colega e de seus familiares.Entretanto, muitos dos seus argumentos não me convenceram, por isso, discordo quando ele diz:
a)-"os tempos mudaram, pois, num sistema feito o nosso, onde a Medicina é essencialmente socializada, o médico envolvido em sua clínica particular será o grande perdedor".Na verdade, o que se observa, atualmente, é que poucos se podem dar ao luxo, se assim se pode dizer, de ter seu consultório particular; aqueles que o têm com uma boa clientela são, em geral, profissionais que, graças ao prestígio alcançado, já possuem uma condição financeira relativamente estável e pouco ou nada seriam afetados por atenderem a um ou outro colega ou seus familiares.
b)-"o médico de maior projeção e sucesso será o mais procurado pelos seus colegas..." e "acaba sendo penalizado...".Isto só é verdade em parte, pois, não se deve esquecer que para esse mesmo médico o colega atendido, sempre que possível ou necessário, encaminhará os seus pacientes, não só pela confiança nele depositada e pelo reconhecimento da sua competência, como também por uma questão de gratidão,pela atenção que tenha recebido.
c)-"não se pode comparar os serviços prestados por um cirurgião e....um hematologista, pois, o primeiro investiu muito mais em termos não só pessoais, mas de gasto físico e temporal....".Discordo inteiramente,pois, é muito relativa a maior ou menor importância de um serviço prestado. O hematologista,no exemplo citado( ou outro especialista qualquer), poderá ser solicitado a tratar desse cirurgião ou de um filho seu, portador de uma doença grave e internado num hospital, tendo um desgaste, em todos os sentidos, talvez muito maior.
d)-"não ocorre normalmente por parte do médico como paciente e sua família uma manifestação de gratidão para com que o atendeu...".Discordo,pois, o que aqui está sendo posto como regra, trata-se, na realidade, de uma exceção.
e)-"o médico , quando atende o seu paciente médico, tem que se colocar numa posição de mais firmeza, clareza e definir bem o seu papel...", "a cobrança de honorários reforça essa posição...".Concordo quanto ao comportamento a ser adotadoo pelo médico que atende a um colega, entretanto,discordo quanto à influência do pagamento na mudança de atitude do verdadeiro médico.
f)-"...psiquiatras e psicanalistas...consistentemente cobram de seus clientes médicos ou filhos de médicos, exatamente para deixar clara a relação entre ambos...".Em que pese o CEM lhes permitir a cobrança de honorários, o que considero um privilégio sem reciprocidade, gostaria que o colega me fornecesse fatos e argumentos convincentes da real influência e eficácia desta conduta, no que tange à terapêutica e recuperação clínica do paciente, em sendo ele médico.
A cortesia entre nós, médicos, não pode deixar de existir, não só por um princípio de solidariedade de classe como por uma questão de ética.
Em minha opinião, só se justifica a cobrança de serviços quando o colega dispende material ou medicamentos,como, por exemplo: vacinas, exames radiológicos,etc...Mesmo assim, em certas situações, se justificariam um preço especial para um colega.
Gostaríamos que outros profissionais dessem sua opinião a respeito dessa matéria.
-------------------------------------------------------------------------------------------
(*) Dr. Pedro V. Carrancho-médico pediatra.E-mail:pedrocarrancho@hotmail.com

Nenhum comentário: