segunda-feira, 27 de julho de 2009

NEOFOBIA ALIMENTAR INFANTIL

Quase todos os pais já se angustiaram com um filho pré-escolar no horário da refeição.Nessa fase da vida, habitualmente, a criança costuma apresentar o que se chama de neofobia alimentar, ou seja, medo de experimentar novos alimentos e sabores.
Aconselha-se que os pais não desanimem à primeira recusa do novo alimento, pois, a aceitação costuma ocorrer somente após 12ª ou 15ª tentativa!!!
Está cientificamente comprovado que "é a aprendizagem pela exposição repetida aos alimentos que proporciona a familiaridade necessária para a criança estabelecer um padrão de aceitação alimentar".
É perceptível a preferência da criança ao sabor doce, pois esta se estabelece no período pré-natal, o mesmo acontecendo com os alimentos mais calóricos(gorduras).
Não é aconselhável barganhar com a criança na hora da refeição, oferecendo-lhe recompensas e, muito menos, usar de coação, pois esta atitude provocará uma resposta oposta ao alimento oferecido.
Como pediatra, observamos que os pais, na maioria das vezes, se preocupam mais com a quantidade do que com a qualidade dos alimentos e há uma tendência a não se respeitar a saciedade, o desejo de "não querer comer mais" da criança, obrigando-a a "terminar tudo o que está no prato".Esta atitude se correlaciona, frequentemente, com o sobrepeso e obesidade da criança.

Nenhum comentário: