segunda-feira, 27 de julho de 2009

23.MANAGED CARE

Empresas de planos e seguros-saúde pretendem implantar no Brasil o sistema de contrôle de custos da assistência médica, já utilizado nos EUA, conhecido por "managed care", em substituição ao sistema "fee for service"(remuneração por serviço).
Este sistema, entretanto, somente beneficiará as empresas,tornando vil a remuneração dos profissionais e deteriorando, ainda mais, a relação médico-paciente.Por isso, vem encontrando grande resistência dos médicos norte-americanos.
O que se pretende é desestimular a produção de serviços, diminuindo os custos administrativos e aumentando a arrecadação das empresas às custas da transferência dos riscos e da responsabilidade da atenção à saúde dos usuários para as costas dos médicos,que,independentemente dos atendimentos realizados, passariam a receber um pagamento mensal fixo e antecipado.
As empresas, desta forma, alcançarão uma gigantesca economia em detrimento da qualidade dos serviços prestados, já que forçarão os profissionais a não requisitarem exames complementares, mesmo que necessários.
Se algum ponto positivo existir neste sistema, seria,talvez, a valorização dos médicos generalistas(clínicos gerais e pediatras), que,pelo sistema atual, são os mais prejudicados do ponto de vista de remuneração,pois, não realizando procedimentos, como os especialistas, seus rendimentos,unicamente das consultas, cujo valor pago pelos convênios está totalmente defasado.

Nenhum comentário: