domingo, 26 de julho de 2009

MEDICAMENTOS

10.MEDICAMENTOS
O povo brasileiro, estarrecido, já assistiu a um dos maiores atentados à vida humana: a falsificação de medicamentos.
Estima-se que foram falsificados cerca de 51 remédios, desde os analgésicos, para uma simples dor de cabeça, até os anti-cancerígenos, ocasionando, provavelmente, muitas mortes e, também, um prejuizo financeiro de 700 milhões de dólares/ano.
É possível que essas fraudes venham ocorrendo há muito tempo, mas só agora vieram à tona, em decorrência de uma má vigilância sanitária e da certeza da impunidade.
Por isso, de que adianta o Congresso ler elevado a pena, para até 15 anos, nos casos de falsificação de medicamentos, se, certamente, ninguém será responsabilizado e preso?
Na verdade, essas fraudes deveriam ser classificadas como crime hediondo, covarde, e os seus responsáveis mereceriam ir para a cadeira elétrica, ou melhor, receber lentamente uma injeção intravenosa letal!
O desaparelhamento dos órgãos públicos, a falta de estímulo aos profissionais da vigilância sanitária, a baixa remuneração dos funcionários e os cortes de investimentos no setor, decorrem,simplesmente, de uma política, de um modo geral, de sucateamento da saúde.
Pergunta-se, então: esse descaso das autoridades não se constituiria,também, em crime?

Nenhum comentário: