segunda-feira, 27 de julho de 2009

19. HIV E HEPATITE B

Nos últimos anos, o vírus HIV tem despertado enorme interesse da comunidade científica e os governos de todos os países têm investido uma gama enorme de recursos para o tratamento da AIDS.
Contudo, é preciso que a população saiba que existe um vírus, de há muito conhecido, capaz de provocar grave infecção e que constitui uma ameaça para a saúde pública, sendo.talvez, mais importante do que o HIV.
Trata-se do vírus da hepatite B, que se transmite pelo sangue,saliva,leite materno,contato sexual, de criança para criança através de arranhões, mordidas e, até mesmo, brinquedos compartilhados em escolas,creches,etc...
O VHB em 1995 foi responsável pela morte de 1.100.000 pessoas e estima-se que existam no mundo mais de 350 milhões de portadores crônicos, que, numa etapa posterior, poderão desenvolver cirrose ou câncer hepático.
O VHB é 100 vezes mais contagioso do que o HIV e, como este, é capaz, também, de provocar doença incurável.Entretando, diferentemente deste, para o VHB já existe uma vacina eficiente, que pode conferir de 95 a 100% de imunidade a partir dos primeiros dias de vida do recém-nascido.
A vacina contra o VHB está disponível em nas unidades de saúde e é recomendável que todas as crianças tenham cumprido seu esquema vacinal antes dos 18 meses de idade.

Nenhum comentário: