domingo, 26 de julho de 2009

PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA BRASILEIRO?

13.PRÊMIO NOBEL
Creio que muitos brasileiros desconhecem que o Brasil já teve um ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, nascido em Petrópolis-RJ, em 28-02-1915, chamado Peter Brian Medawar.
Este cidadão, entretanto, foi obrigado a abrir mão da nacionalidade brasileira por causa da intransigência do general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra ( entre 1936-1945), que não dispensou Peter da obrigação do Serviço Militar e, assim, o país perdeu um dos seus cérebros mais bem dotados, que, aos 14 anos requereu a cidadania inglesa.
Conhecedor desse erro absurdo, Jânio Quadros, ao ser presidente, convidou Peter para uma visita ao Brasil e resgatou-lhe a nacionalidade, ainda que tardiamente.
Este fato curioso,porém, lamentável, aconteceu não só pela intransigência do general Dutra como também por uma questão de interpretação da lei, pois, nas Constituições de 34 e 37 não havia menção à perda da nacionalidade por não cumprimento do Serviço Militar.
Ironicamente, Peter, que foi "rejeitado pelo Brasil e transplantado para a Inglaterra", ganhou o Nobel com pesquisas sobre o mecanismo imunológico de rejeição de órgãos transplantados.

Nenhum comentário: