segunda-feira, 27 de julho de 2009

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O governo, visando a simplificação de procedimentos e a redução de custos na área de saúde, vem implantando o PSF em todos estados brasileiros.
O objetivo do PSF é suprir as deficiências no atendimento das menos favorecidas da população, sobretudo no que diz respeito aos cuidados primários da saúde.
Entretanto, em que pese a inquestionável importância social do PSF, há que se criticar,veementemente, a ausência de pediatra nas equipes desse programa, isto porque, em face da atual fase de desenvolvimento da ciência médica, não se concebe que um médico de família possa deter todos os conhecimentos necessários à prestação de uma assistência qualificada a todas as faixas etárias, desde o recém-nascido ao paciente idoso.
Portanto, seria um enorme retrocesso, à luz dos conhecimentos científicos, negar às famílias ,socialmente desfavorecidas, o acesso à assistência pediátrica para os seus filhos, um privilégio concedido somente às classes mais ricas da população.Tal atitude seria, no mínimo, contrária aos princípios da integralidade e equidade, que inspiraram todo nosso sistema de saúde brasileiro e que estão estabelecidos na Constituição Federal.
É importante ressaltar que o ES foi o primeiro estado brasileiro a implementar uma lei garantindo a participação do pediatra nas equipes do PSF.

Nenhum comentário: