segunda-feira, 27 de julho de 2009

28.SINDROME DA MORTE SÚBITA DO LACTENTE

Na área da pediatria há uma doença, ainda de origem desconhecida, que provoca, de modo súbito e inesperado, a morte de crianças menores de 1 ano de idade, denominada Síndrome da Morte Súbita do Lactente.
Há 20 anos, pesquisadores tentam descobrir a etiologia dessa patologia, que não é nova(séculos VII e VIII A.C.)mas os resultados não são conclusivos.
Sabe-se que há maior risco na faixa etária entre 2 e 5 meses de idade, com predomínio no sexo masculino, em que 60% apresentam,precocemente, algum tipo de infecção, não relacionada com a causa de óbito constatada em necrópsia.
Verifica-se,também, maior incidência da SMSL nas crianças que dormem de barriga para baixo(decúbito ventral), daí por que se aconselha aos pais que coloquem o bebê normal na posição supina(barriga para cima) ao dormir.
Além disso, é recomendável que se evite o contato com cigarros, antes e após o nascimento, e se mantenha a cabeça do bebê descoberta durante o sono, pois, tais condições aumentam o risco de SMSL, respectivamente, em 4 vezes e 15%.

Nenhum comentário: