domingo, 26 de julho de 2009

ANTIBIÓTICOS

6.ANTIBIÓTICOS
Em recente pesquisa realizada nos EUA, constatou-se que os antibióticos foram receitados pelos médicos para 46% das crianças portadoras de infecções de vias aéreas superiores, em sua maioria,sabidamente provocadas por vírus, logo, sendo totalmente contraindicada este tipo de conduta.
Certamente, aqui no Brasil,como lá, a superutilização dos antibióticos para tais condições, também deve ser ampla, independentemente da especialização médica considerada.
Não se sabe o motivo da utilização deste tipo de medicamento para patologias que não se beneficiam do seu emprêgo e que só provocam o encarecimento do tratamento.
Poder-se-iam aventar algumas hipóteses: diagnósticos incorretos, insegurança ou comodidade do profissional,etc...
Na prática, entretanto, o que mais se observa é o profissional ser "pressionado" pelo cliente, que lhe "exige" a prescrição de um antibiótico, na certeza de que assim conseguirá uma cura mais rápida e sem o que a receita não merecerá crédito algum, levando-o a procurar outro médico que atenda ao seu desejo.
Creio que a solução para se evitar o uso abusivo e impróprio de antibióticos seria, simplesmente, a criação de um vínculo de confiança médico-paciente e de uma segura e esclarecedora conversa, em que se explicaria que tais infecções evoluem, na maior parte das vezes, naturalmente para a cura, ao cabo de 3 a 5 dias, independentemente do medicamento usado, a não ser que ocorra alguma complicação.

Nenhum comentário: