domingo, 26 de julho de 2009

4, O SABOR

4.O SABOR
Sabe-se que a percepção do sabor dos alimentos depende não só do paladar como também do olfato, sendo que as sensações primárias do paladar são: o doce, o salgado, o amargo e o azedo.
O componente olfativo do paladar,entretanto, envolve mecanismo extremamente complexo, que aqui não cabe mencionar.
A preferência pelo sabor doce é uma condição inata e já se evidencia na fase pré-natal, porém, quatro a seis meses depois do nascimento, o lactente prefere soluções salinas à água, o que, na prática, permite ao pediatra hidratá-lo com mais facilidade, em face de uma melhor aceitação do soro oral.
No passado, as nossas avós, intuitivamente,já percebiam que os alimentos ingeridos pelas mães que amamentavam interferiam no volume e sabor do leite.
A ingestão de alho, por exemplo, provoca intenso odor no leite materno e o seu sabor,duas horas após, alcança a intensidade máxima, determinando uma sucção mais forte e duradoura do RN, o mesmo acontecendo com a baunilha.
Contrariando a crença popular, com a ingestão do álcool pela mãe, ocorre, nas três horas seguintes, uma sucção de menor volume de leite pelo bebê.
Portanto, os estudos realizados comprovam que, pelo menos, três aromas são transmitidos pelo leite humano,através da dieta materna: alho, álcool e baunilha.
O alho e a baunilha estimulam a sucção pelo lactente, ao passo que o álcool a inibe.

Nenhum comentário: