terça-feira, 28 de julho de 2009

QUEM NÃO SE COMUNICA....







No seu primeiro dia de atendimento no ambulatório pediátrico da Unidade de Saúde de Tambaquira, Dr. Bento, recém-formado, com seu uniforme branco e engomadíssimo, estetoscópio em volta do pescoço e maletinha preta à mão, chega, com aquela empolgação típica dos estreantes, para dar ínício às consultas agendadas.
Espanta-se, a princípio, com toda aquela gente a se comprimir, como sardinhas em lata, sentada, impacientemente, num pequeno banco de madeira, já corroído e encardido pelo tempo, estrategicamente colocado num corredor estreito de paredes amareladas, bem próximo à entrada de sua sala.
Ali observa todos os tipos de pacientes: mães gordas e magras, negras e brancas, jovens e envelhecidas, umas tagarelando, outras silentes, mas, todas, indistintamente, com um olhar de preocupação estampado, claramente, nos seus rostos.
Algumas crianças nem pareciam doentes, pois, pulavam e corriam a todo vapor, extravasando suas energias; em outras, porém, percebiam-se nas faces, nítidos, os sinais de sofrimento, de miséria e de fome, da doença social, a desnutrição.
Dr. Bento, então, entra, senta-se, acomoda-se e pede à atendente que lhe mande o primeiro paciente.
-Sente-se, minha senhora,por favor.O que está acontecendo.Pergunta.
-Responde-lhe a mãe: Dotô, eu trusse meu fio pru sinhô pruque ele tá "lançando", tá "disandado" faz tempo e tá, tomém, com "fastio" e "aguado".
Meus Deus, pensou Dr. Bento, o que esta pobre mulher está querendo me dizer? Não entendi nada,nada...Suas palavras não fazem sentido para mim, não têm significado...
Dr. Bento, então, levanta-se, pede licença, por um instante, à paciente.Retira-se do consultório e recorre à providencial ajuda de um velho médico, que atendia na sala ao lado.Explica ao experiente colega o ocorrido e, surpreso, dele recebe a seguinte explicação:"Caro colega, sua cliente, simplesmente, quis dizer que o filho está vomitando e com evacuação diarrêica há alguns dias e, também, se apresenta com anorexia e emagrecimento.Elementar,meu caro doutor."
Quem não se comunica....
---------------------------------------------------------------------------r-----------
Autor: Dr. Pedro V. Carrancho-médico pediatra

Nenhum comentário: